segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Homem que é Homem se cuida!

O Ministério da Saúde lançou em 27/08/09 a política nacional de Saúde do Homem. O objetivo é facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde.







O que diferencia o público masculino de outros segmentos é que com aquela eterna fama de machão, muitos não procuram ajuda e acabam ficando mais suscetíveis às doenças e à mortalidade. Veja o diagnóstico completo: http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=10491


Bom, já está na hora de falar um pouco de Nutrição saudável, que afinal de contas é o tema do nosso blog! Ter bons hábitos alimentares e atitudes saudáveis podem diminuir o risco de aparecimento de algumas patologias. Com uma alimentação variada e em quantidades adequadas podemos obter uma dieta equilibrada (que proporciona os nutrientes necessários para atender as necessidades do organismo).


O consumo de fibras, fitosteróis e antioxidantes podem ajudar na redução do colesterol.

Vegetais, Frutas e Grãos possuem todas essas substâncias. Fibras são carboidratos que não são absorvidos pelo intestino e ajudam na regulação gastrointestinal; Fitosteróis são encontrados nos vegetais, e diminuem a absorção do colesterol alimentar; Antioxidantes são substâncias que previnem ou reduzem o desenvolvimento de doenças aterosclerótica, podendo ser os Flavonóides ou as Vitaminas C, E e Carotenóides.

A redução do consumo de sódio (sal) ajuda a controlar a Hipertensão Arterial.

Enganam-se quem acha que só consome o sal que coloca na comida. Produtos industrializados (enlatados, embutidos, conservas, molhos e temperos prontos, defumados) contém alto teor de sódio para obter maior durabilidade, então está na hora de retirar o saleiro da mesa! Que tal usar molhos à base de tomates e utilizar as velhas ervas, elas dão um sabor incrível...O fracionamento da dieta (05 a 06 refeições por dia) facilita a digestão e diminui o trabalho cardíaco.

Ingerir no MÍNIMO 03 porções de frutas e verduras por dia;

Dar preferências às carnes magras, aves ou peixes.

Mas não se esqueçam: Assados, cozidos ou grelhados no lugar da fritura;

Optar por cereais integrais.

Arroz é um cereal; Macarrão e Bolacha têm como matéria prima a farinha de trigo, proveniente de um cereal. Quando os cereais são moídos, ou refinados, a camada externa (farelo) e o gérmen são removidos, deixando só o endosperma. A maior parte do valor nutricional do cereal desaparece porque, das três partes, o farelo e o gérmen têm a maior concentração de nutrientes: Fibras, Vitaminas do Complexo B, Minerais e Proteínas.Ajudam no sistema cardiovascular, mantém o nível de açúcar sanguíneo, ajudam a controlar o peso e na regulação do intestino.

Diminuir a quantiddade de açúcares e dcoes;

Beber de 06 a 08 copos de água por dia, de preferência no intervalo entre as refeições;
Praticar atividades físicas;

E claro: Ser feliz!

*.* Se você é homem: Tente começar a seguir essas orientações, você verá o benefício rapidinho.

*.* Se você é mulher: Incentive seu pai, avô, irmão, amigo e parceiro a adotar esses hábitos. Assim, os terá por um longo tempo ao seu lado!

Boa semana. Aline Leomil
Fontes: Ministério da Saúde; Nestlé; Guia de Medicina Ambulatorial e Hospitalar UNIFESP – Nutrição Clínica no Adulto 2ª edição (Lilian Cuppari – Ed. Manole)

Um comentário:

Notícias Nutrição Funcional disse...

Oi meninas! Adoramos o post. Realmente os rapazes precisam se cuidar. Felizmente, muitos estão tomando consciência disso e têm adotado hábitos mais saudáveis.
Parabéns pelo blog.
Ah, Dé, como eu havia dito, mudamos nosso blog. rsrsr Por favor, se quiserem, sigam esse agora. O outro escafedeu-se. rsrs