sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Tem na feira !

TEM NA FEIRA!
Ir à feira, comprar alimentos fresquinhos todas as semanas pode ser uma tarefa prazerosa e ainda contribuir para melhorar a alimentação de sua família. No Brasil existem feiras livres praticamente todos os dias da semana, e com certeza uma perto da sua casa.

É por lá que podemos escolher as frutas, verduras e legumes na quantidade certa, de acordo com um determinado planejamento, feito com antecedência. Fazer uma lista de compras já é um começo para ajudar a levar para casa somente o necessário, economizando e evitando os excessos.

Outra opção é a escolha de alimentos de época. (veja quadro abaixo). Por serem mais frescos vão durar mais e, se duram mais dificilmente vão parar no lixo!

Por Que Consumi-los? Os alimentos de época são produzidos durante as estações climáticas favoráveis ao bom desenvolvimento das plantas. Cada espécie ou variedade vegetal tem preferência por um determinado clima. Consequentemente, a qualidade de seus frutos (ou legumes) e folhas, dos quais nos alimentamos, é muito melhor. A quantidade produzida também é bem maior.






Aproveite tudo!
Muitas pessoas não sabem, mas cascas, sementes, talos e folhas que normalmente são descartados, são mais ricas em nutrientes do que a parte que é realmente consumida.


Veja alguns exemplos:

ALIMENTOS NUTRIENTES E VITAMINAS COMO CONSUMIR


  • Folhas

Rabanete, Nabo, Beterraba, Brócolis, Cenoura e Couve flor.

Vitamina C, Cálcio, Fósforo e ferro.

Em refogados, bolinhos, sopas e saladas.

  • Cascas
Melancia, Goiaba, Banana, Chuchu, Batata, Pepino.

Potássio, Licopeno e Ferro.

Como doces ou refogados.

  • Sementes: Abóbora, Melancia, Jaca.
Magnésio e potássio.

Podem ser consumidas como aperitivo.

  • Talos
Salsinha, Beterraba, Agrião, Espinafre e Couve flor.

Ferro, Ácido fólico e Fibras.

Podem ser utilizados em refogados, suflês e sopas.


Gostou das dicas? Mesmo fazendo todo esse reaproveitamento ainda existem partes que não utilizamos que não necessariamente devem ir para o lixo. Elas podem ser transformadas em adubo em local apropriado.


Texto produzindo em sala de aula por Aline Leomil, Antonieta Cavalli, Débora Almeida, Elisabete Carneiro e Sara Ramalho.

Nenhum comentário: