Quente como o inferno,
Preto como o carvão,
Forte como o diabo,
Doce como o amor.
Talleyrand
Talleyrand
A cafeína, substância orgânica presente no café, diminui a fadiga muscular e cerebral, aumenta a energia das contrações do músculo cardíaco, do pulmão do intestino, e aumenta a disposição, por ser uma substância estimulante. Pesquisas indicam que o consumo moderado de café traz benefícios ao cérebro, por estimular neurotransmissores, melhorando a atividade intelectual normal.
O cafeol - substância volátil, e a cafeona - um óleo, são desenvolvidos na torrefação do café e conferem o aroma específico.
O café requentado perde as substâncias aromáticas e aumenta a concentração de tanino.
Durante sua torrefação ocorre o desenvolvimento de inúmeros polifenóis e substâncias benéficas à saúde. O consumo médio aceito é de xícaras (50ml ao dia), porém para pessoas com problemas estomacais e insônia, o consumo deve ser com parcimônia.
A hora do cafezinho tornou-se a mais esperada por todos os que o apreciam, em São Paulo existem inúmeros estabelecimentos chamados “cafés”, são verdadeiras boutiques do café, lá você pode bater um papo com os amigos, relaxar, ler um jornal, conectar-se à Internet, fazer negócios e saborear um doce que nunca falta nesses lugares, e claro, tomar um expresso, simples ou dos mais requintados e saborosos.
A tradição do café esta presente em todas as famílias desde o desjejum até ao receber uma visita, esta presente no escritório nos negócios e no coffee break. Há quem faça delícias do amor com o café hummm.
Sempre vale a pena parar para tomar mais um café!
Receita básica de café:
Para um litro de água em ebulição – quando começar a surgir bolhas – coloque 100 g de pó, o equivalente à 6 colheres cheias de sopa.
Por Antonieta Cavalli - O café faz parte do meu desjejum, do meu almoço, do meu lanche da tarde e da minha ceia. I love coffee!!!
Fonte: Rev. Nestlé com você. Jun/09 n 42;
Livro: Sua Majestade o Café




Nenhum comentário:
Postar um comentário